Blog de divulgação das atividades da Biblioteca Escolar.
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Concurso Liberdade de Expressão e Redes Sociais
A nova edição do Concurso Liberdade de Expressão e Redes Sociais está a ser lançada, esta semana, pela SIC Esperança e pela Rede de Bibliotecas Escolares, as duas entidades parceiras do projeto que, este ano, conta também com o apoio da Porto Editora.
O tema a trabalhar pelos alunos que queiram participar nesta 3.ª edição do concurso - alunos maiores de 13 anos, do 3.º ciclo e do secundário - é o "Cyberbullying". A abordagem pode ser feita de diferentes ângulos, de acordo com o Regulamento e apresentada em um de vários formatos à escolha - textos, vídeos, podcasts, fotografias, desenhos ou animações. A participação não exige inscrição prévia, apenas o envio dos trabalhos candidatos para a SIC Esperança, até ao dia 18 de dezembro de 2015.
Disponibilizamos o Regulamento e os diferentes cartazes do concurso:
(Fonte RBE)
terça-feira, 29 de setembro de 2015
O sol é para todos
(…) Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.
Atticus (O sol é para todos – Harper Lee)
segunda-feira, 28 de setembro de 2015
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
O homem que lê
Eu lia há muito. Desde que
esta tarde
com o seu ruído de chuva chegou às janelas.
Abstraí-me do vento lá fora:
o meu livro era difícil.
Olhei as suas páginas como rostos
que se ensombram pela profunda reflexão
e em redor da minha leitura parava o tempo. —
De repente sobre as páginas lançou-se uma luz
e em vez da tímida confusão de palavras
estava: tarde, tarde... em todas elas.
Não olho ainda para fora, mas rasgam-se já
as longas linhas, e as palavras rolam
dos seus fios, para onde elas querem.
Então sei: sobre os jardins
transbordantes, radiantes, abriram-se os céus;
o sol deve ter surgido de novo. —
E agora cai a noite de Verão, até onde a vista alcança:
o que está disperso ordena-se em poucos grupos,
obscuramente, pelos longos caminhos vão pessoas
e estranhamente longe, como se significasse algo mais,
ouve-se o pouco que ainda acontece.
E quando agora levantar os olhos deste livro,nada será
estranho, tudo grande.
Aí fora existe o que vivo dentro de mim
e aqui e mais além nada tem fronteiras;
apenas me entreteço mais ainda com ele
quando o meu olhar se adapta às coisas
e à grave simplicidade das multidões, —
então a terra cresce acima de si mesma.
E parece que abarca todo o céu:
a primeira estrela é como a última casa.
Rainer Maria Rilke, in "O Livro das Imagens"
Tradução de Maria João Costa Pereira
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
O leitor é o autor da sua história
"A maior aventura
de um ser humano é viajar,
E a
maior viagem que alguém pode empreender
É
para dentro de si mesmo.
E o
modo mais emocionante de a realizar é lendo um livro,
Pois
um livro revela que a vida é o maior de todos os livros,
Mas é
pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas
E
descobrir o que as palavras não disseram:
No
fundo, o leitor é o autor da sua história..."
(Augusto
Cury)
terça-feira, 22 de setembro de 2015
Um livro
Levou-me um livro em viagem,
não sei por onde é que andei.
Corri o Alasca, o deserto,
andei com o sultão no Brunei?
P´ra falar verdade, não sei.
Com um livro cruzei o mar,
não sei com quem naveguei.
Com marinheiros, corsários,
tremendo de febres e medo?
P´ra falar verdade, não sei.
Um livro levou-me p´ra longe,
não sei por onde é que andei.
Por cidades devastadas,
no meio da fome e da guerra?
P´ra falar verdade, não sei.
Um livro levou-me com ele
até ao coração de alguém,
E aí me enamorei-
de uns olhos ou de uns cabelos?
P´ra falar verdade, não sei.
Um livro num passe de mágica
tocou-me com o seu feitiço:
Deu-me a paz e deu-me a guerra,
mostrou-me as faces do homem
-porque um livro é tudo isso.
Levou-me um livro com ele
pelo mundo a passear,
Não me perdi nem me achei
-porque um livro é afinal …
Um pouco da vida, bem sei.
João Pedro Mésseder, O g é um gato enroscado.
segunda-feira, 21 de setembro de 2015
quinta-feira, 17 de setembro de 2015
“ Regresso às aulas”
Chega
o Outono!
As
andorinhas
despedem-se
das outras avezinhas
e
vão pelos ares fora.
Vão-se
embora.
Embora?
Não
que
voltam voltarão
quando
a bela estação
da
Primavera
a
que antecede o Verão
oferecer
melhor vida.
Não têm agasalhos nem comida.
Vão
para terras quentes
à
procura do Sol que as consola.
Mas
nós crianças
nós
todas
contentes
partimos
para a escola.
Alice
Gomes
Fica aqui o primeiro poema do ano.
Bem vindos ao novo ano letivo
A Biblioteca Escolar vem dar-vos as boas vindas
a todos: alunos, professores, pais, encarregados de educação e assistentes
operacionais.
A equipa da Biblioteca
Escolar faz votos para que todos venham com vontade de aprender coisas novas e
para que a nossa escola continue a ser um lugar privilegiado de aprendizagem e
de convívio entre toda a comunidade.
A Biblioteca aguarda a vossa visita. Utilizem-na como uma mais-valia no
vosso enriquecimento pessoal.
Subscrever:
Mensagens (Atom)











