Castanhas quentinhas
No lume a estalar
no dia de São Martinho
Vou comer até me fartar.
A fogueira está acesa
As castanhas rachadinhas
Postas no lume quentinho
Não tarda já estão assadinhas
Algumas estoiram no ar
E tudo fica contente
Toca a rir e a brincar
Vão para toda a gente.
Como estão todas loirinhas
Boas, quentes e tostadas
A cara, a roupa e as mãos
Vão ficar enfarruscadas.
(alunos de 5º ano)








